Raio X: Certificação ANBIMA
A necessidade de certificar os conhecimentos dos profissionais que atuam nas atividades de distribuição e
mediação títulos, valores mobiliários e derivativos por uma “instituição de reconhecida capacidade técnica” foi imposta pela Conselho Monetário Nacional através da Resolução 3057/2002 (posteriormente revogada pela Resolução 3158/2003). Desde então, os profissionais que atuam em agências bancárias ou plataformas de atendimento, por exemplo, são obrigados a ter uma Certificação Profissional.
ANBIMA
A ANBIMA(Associação Brasileira das Entidades dos Mercado Financeiro e de Capitais), que tem no seu quadro de associados as principais instituições financeiras do País, tomou para si a responsabilidade de auferir o conhecimentos dos profissionais que atuam na venda de títulos, valores mobiliários e derivativos através dos exames de certificação. Logo, a ANBIMA é a instituição certificadora, sendo responsável por determinar, dentre outras coisas, o conteúdo da prova e estabelecer os critérios para aplicação de prova e as condições para aprovação.
Todos os critérios e regras estão estabelecidos no Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas – Programa de Certificação Continuada. Atualmente, o Programa de Certificação Continuada da ANBIMA é composto por quatro certificações: CPA-10, CPA-20, CEAe CGA. Cada uma das certificações é composta por um conteúdo programático preestabelecido e tem como objetivo auferir os conhecimentos dos profissionais.
Qual certificação devo obter?
A certificação está relacionada às atividades desenvolvidas pelo profissional.
A tabela abaixo sumariza cada certificação as atividades desenvolvidas.
Certificação | Atividades Desenvolvidas |
CPA-10 | Profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao investidor |
CPA-20 | Profissionais que atuam na prospecção, venda de produtos de investimento ou manutenção de carteira de investimentos diretamente junto a investidores atendidos nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais |
CEA | Profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos de investimento. |
CGA | Profissionais que atuam na gestão de recursos de terceiros, com poder para tomar decisões de investimento. |
Fique conosco e tenha uma visão geral de cada uma das certificações sobre: (I) conteúdo, (II) para quem é indicado e (III) a melhor forma de se preparar para prova.
CPAs: CPA-10 e CPA-20
Lançadas em 2002, as Certificações CPA-10(Certificação Profissional ANBIMA – Série 10) e CPA-20(Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) surgiram para aumentar o nível de conhecimento dos profissionais do mercado financeiro sobre o funcionamento dos mercados e dos produtos de investimentos.
Num primeiro momento, as siglas “CPA-10” e “CPA-20” já transmitem a ideia de níveis. Enquanto a CPA-10certifica os conhecimentos dos Profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao “investidor comum”, a CPA-20busca certificar os conhecimentos do Profissional que atua na prospecção, venda de produtos ou manutenção de carteira de investimentos diretamente junto a investidores atendidos nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais.
Logo, a necessidade de obtenção da certificação está relacionada às atividades desenvolvidas e não aos “cargos”.
Trazendo a definição acima para o “mundo real” e simplificando, se seu objetivo é por exemplo entrar numa vaga de estágio ou trabalhar numa agência bancária com o público de varejo a primeira certificação seria a CPA-10(Certificação Profissional ANBIMA – Série 10). Embora a obtenção de Certificação não seja garantia de obtenção da vaga, a Certificação CPA-10 é a “porta de entrada”. Certamente, ao se deparar com uma oportunidade em uma agência bancária de instituição financeira das menores as maiores, nos requisitos da vaga aparecerá “Certificação CPA-10 será considerado um diferencial”.
Abaixo print de uma vaga de estágio para uma grande instituição financeira. Note que: "Certificação CPA-10 será considerado um diferencial".

Se seu objetivo é trabalhar em canais (agência bancária, plataformas de atendimento) voltados a “alta renda”, a certificação necessária é a CPA-20(Certificação Profissional ANBIMA – Série 20). Se o seu foco é uma agência Personnalité, Estilo, Van Gogh, Private, Corporate e afins, o nível de conhecimento do funcionamento do mercado financeiro e dos produtos de investimentos é mais abrangente e aprofundado, A qualificação técnica do profissional é testada através do exame da Certificação CPA-20(Certificação Profissional – Série 20).