Saiba tudo sobre a CPA-10

Saiba tudo sobre a CPA-10

CPA-10

Conforme exemplificado acima e expresso no artigo 25 do Programa de Certificação Continuada da ANBIMA:

A CPA-10 é destinada aos profissionais que atuam na Distribuição de Produtos de investimento diretamente junto ao investidor, inclusive em agências bancárias ou Plataformas de Atendimento.

A quem se destina:

  • Profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação. (Confiraa lista e verifique que quase todas os bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras relevantes do País segue o Código da ANBIMA).
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código.
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos (RPPS, por exemplo).

Para obter a certificação:

Para obter a certificação o profissional deve realizar o exame de certificação e obter 70% de acerto.

Confira as principais características do exame:

CPA-10

Tipo

Computadorizado

Periodicidade

Contínua

Data e Horário

Escolhido pelo candidato

Questões

50

Duração

2 horas

Aprovação

70%

Valor da Inscrição

R$ 301,50

Nível de Dificuldade

Baixo a mediano

O que cai?

No exame da CPA-10 o candidato deve demonstrar conhecimento sobre as principais características dos produtos de investimento que são ofertados nas agências bancárias, bem como entender os padrões éticos de comportamento que devem ser adotados no relacionamento com os investidores, de tal forma que os produtos oferecidos satisfaçam aos objetivos e necessidades dos clientes atendidos.

Temas / Módulos

Proporção

Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado

5 a 10%

Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor

15 a 20%

Noções de Economia e Finanças

5 a 10%

Princípios de Investimento

10 a 20%

Fundos de Investimento

20 a 30%

Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa

15 a 25%

Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL

5 a 10%

Como é a prova e com se preparar:

Nível de Dificuldade: A prova é acessível e tem um nível de dificuldade de baixo a mediano, mesmo para quem é iniciante.

No entanto, segundo o Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA, o Índice de Aprovação dos inscritos do CPA-10 é de apenas 51%, ou seja, de cada dois candidatos que realizam a prova apenas um é aprovado.

Se a prova é acessível, o que explica um índice de aprovação tão baixo?

O baixo índice de aprovação é explicado pela falta de preparação para a prova ou por uma preparação equivoca baseada unicamente em decoreba.

Como se preparar para a prova?

A preparação para o exame de Certificação CPA-10exige foco no entendimento amplo do funcionamento do sistema financeiro, nas principais características dos produtos de investimento e, especialmente, no funcionamento dos fundos de investimento e aos princípios de investimentos.

Os principais conceitos devem ser entendidos e não decorados.

Até pouco tempo atrás, as questões de prova se repetiam bastante, situação que levava a muitos candidatos a restringir sua preparação a realização de simulados e decorar as questões. A situação mudou, não cometa mais esse erro!!!

Considerando o conteúdo programático, o nível de profundidade da cobrança dos conteúdos e as funções desempenhadas por um Profissional CPA-10:

  • Foque no entendimento amplo dos conteúdos (Lembre-se que a prova não é um concurso público, o objetivo é auferir se o profissional tem conhecimento básico sobre o conteúdo programático. Logo, não se perca em minúcias).
  • Veja todos os pontos Programa Detalhado, porém foque mais nos temas com maior peso (veja tabela x).
  • Após estudar a matéria, faça bastante simulados. Lembre-se que os simulados servem para treinar o conteúdo estudado, decorar as questões não é um método eficaz de preparação.

Que material utilizar?

A ANBIMA não disponibiliza nenhuma referência bibliográfica para preparação para Certificação CPA-10. No entanto, há diversos bons livros sobre mercado financeiro e de capitais editados no Brasil. O grande problema é que os livros são caros, e, mesmo os que tem por finalidade a preparação para a certificação, apresentam o conteúdo disperso e/ou de forma pouco didática e intuitiva.

Para resolver este problema, elaboramos umaApostila CPA-10 com conteúdo completo, atualizado e disposto de forma didática e intuitiva. Ao final de cada módulo há questões com nível de dificuldade similar ao cobrado em prova. E o melhor de tudo, nossa Apostila CPA-10é gratuita. Baixe-a e bons estudos!!!!!

Quanto tempo é necessário para preparação?

Considerada as particularidades do exame da CPA-10, um bom material de apoiouma preparação adequada exige em média 30 horas, considerando duas horas de estudo diários, em 15 dias você estaria preparado para realização da prova.